domingo, 18 de dezembro de 2011

ENTREVISTA DO AMIGO JR BETTAS AO BLOG AQUARISMO ORNAMENTAL-RJ

Como todos sabem, o Romulo foi o vencedor do 1º, 2º e 3º “Melhor Betta do Brasil” no Encontro Anual de Criadores de Bettas – ENABETTAS 2011, evento este realizado pela AQUORIO, Betta Brasil e Centro de Estudos de Aquariofilia – CEA em novembro/2011.
E para que possamos conhecer um pouco mais sobre este grande criador, segue abaixo uma pequena entrevista realizada com o mesmo.
Nos fale um pouco de você como por exemplo seu nome completo, idade, quanto tempo já esta neste hobby, quais são outros hobbies que possui, etc.
Sou Romulo Fonseca Vieira Junior, tenho 33 anos estou trabalhando com Bettas de linhagem desde 2009 e fiz desse meu único Hobby.
Quando foi seu primeiro contato com o Betta splendens e o que ou quem influenciou você?
Desde criança meu pai sempre negociou com peixes ornamentais e em especial os Bettas, acompanhei ele sempre observando o que ele fazia. Aos 15 anos minha mãe presenteou eu e meu irmão com 12 tanques para começarmos a trabalhar e ganhar nosso dinheiro sozinho, nessa época meu pai estava afastado devido ao trabalho. Quem mais me influenciou e que sempre foi um exemplo para mim foi meu pai, tenho muito orgulho dele e estamos sempre juntos trocando idéias e vendo em que podemos melhorar.
Se não fosse Betta splendens, qual peixe iria escolher para criar?
Olha nem sei te dizer com franqueza porque os Bettas sempre me chamaram atenção mas também gosto muito de Japonês, talvez um dia possa trabalhar com eles também.
A criação de Bettas assim como o aquarismo em geral é uma fonte inesgotável de aprendizado e descobertas. Cite alguma coisa que você neste longo caminho tenha aprendido e também nos fale se existe alguma coisa que até hoje ainda é um mistério.
Como falei antes tudo que sei hoje aprendi com meu pai, mais nosso manejo era muito ultrapassado e tive que melhorar pra que os Bettas não viessem a adoecer, então o ponto fundamental pra mim nesse trabalho com Bettas de linhagem foi o preventivo. Tratar o peixe de forma correta pra evitar doenças e dessa forma faz bastante tempo que não tenho problemas com doenças em minha criação.
Qual seria a recomendação que você daria para alguém que esta ingressando a criação de Bettas?
Pra se começar um hobby devemos primeiro analisar se realmente gostamos pra que possamos fazer com amor, sem pressa em ter resultados ou em ganhar dinheiro isso vem com o tempo e com dedicação. Se fizermos com amor e paciência tudo da certo é só uma questão de tempo.
O que você considera como uma carência ainda no Brasil quando o assunto é Betta splendens?
O nível dos Bettas brasileiros são excelente não deixando nada a desejar. Não fica atrás de nem outro pais, nossos Bettas são maravilhosos e temos aqui grandes criadores que fazem um trabalho sensacional e tenho visto que outros grandes vem chegando por ai engrandecendo nosso hobby de forma tal, que se fosse possível, poderíamos participar de eventos internacionais sem duvida alguma.
Quais são suas linhagens favoritas e quais você mais gosta de trabalhar?
Olha sobre linhagem tenho um carinho especial nos Red Dragon Platinum PK (ceguinho) foi com eles que comecei comprando um macho do grande amigo (Robinson Bettas) e sempre estou procurando melhora-los e nos Azuis linha essa trabalhada aqui em minha criação. Tem também os Pink Salamander outra linha sensacional, os Black Orchid e etc.
Fale um pouco de sua criação como por exemplo alguns detalhes do seu manejo, alimentação, trocas de água, quantidade de cruzamentos, doenças, dificuldades, etc.
Meu espaço é de 12 tanques sendo 8 de 2mx1m e 4 de 1,5mx3m esse são tanques de crescimento em cada tanque desse eu coloco 100 alevinos com 20 dias de vida alimentando com patê e náuplios de artêmia até os seus 90 dias no máximo onde são separados e colocados em aquários de 15x15x10cm, na passagem para o aquário são feitas trocas totais de água 3 vezes por semana (seg, qua e sex) e alimentado duas vezes por dia pela manhã ração e a tarde artêmia adulta ou blood-worms, alternando sempre.
Os cruzamentos são feitos com casais puros e evitando a consangüinidade em num espaço de 50x50cm feito com tijolos ao ar livre.
O que você achou do recente evento, o ENABETTAS 2011, e o que lhe trouxe de positivo este evento?
Só tenho a dizer que foi uma experiência única na vida de qualquer Hobbysta, conhecer pessoas especiais que tanto contribuíram para o crescimento do aquariofilismo no Brasil. Isso não tem preço.
Mediante sua excelente colocação naquele evento, você esperava isso?
Na verdade quando vou participar de qualquer evento começo com bastante antecedência a dar uma atenção melhor a meu animais e faço o meu melhor, os resultados são conseqüência disso. Eu sempre costumo falar para meu Bettas assim rsrsrsrs, fiz o meu melhor por vocês agora façam o melhor por mim rsrsrsrs e tem dado certo graças a Deus.
Após esta edição do ENABETTAS, quais são seus planos para o futuro e se pretende participar novamente?
Se Deus quiser e sei que sim, ano que vem vou estar presente na segunda edição, e onde houver eventos o JR Bettas vai estar lá prestigiando.
Para finalizar, o que mais você acrescentaria a esta entrevista?
Nada, agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para meu crescimento e confiaram em meu trabalho e a vocês ai do Rio de Janeiro que me receberam de braços abertos com tanto carinho que nem senti falta de casa rsrsrsrs.
Deus abençoe a todos, Feliz Natal e nos vemos em 2012.
Romulo Fonseca Vieira Junior (JR Bettas-PB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário